Existe beleza no casamento

upSer casado é um grande desafio. Acho que sempre deve ter sido, mas nos dias atuais mais ainda, a sociedade se mostra cada vez mais egoista, as pessoas buscando satisfazer suas próprias necessidades, atender seus interesses em detrimento de qualquer outra coisa. A única coisa que se compartilha atualmente são fotos bonitas nas redes sociais. Compartilhar a rotina diária, um mau humor, uma comunicação não muito azeitada, ninguém quer. Compartilhar fazer contas, compartilhar as diferenças que dificultam um consenso e manias irritantes menos ainda. Dialogar, ceder e se esforçar. Doar seu tempo e investir num relacionamento para a vida inteira, parece praticamente uma loucura. E o mais comum, são pessoas que se orgulham em apresentar todas as dificuldades que existem na contrução de um casamento (dificuldades que são reais), que fazem do casamento o tema de piadas repetidas, que a gente ri sem perceber, piadas que só colaboram para sedimentar a ideia de que casamento é furada.

E definitivamente não é. Primeiro que quem teve essa brilhante ideia foi Deus e a beleza está na outra infinidade de coisas lindas que também são compartilhadas.

Quer coisa mais linda, que faz a gente sorrir involuntariamente, que é dividir a cama numa noite fria com a pessoa que você mais ama? Compartilhar aquela piada interna que ninguém entende, tão pouco acha graça, mas a gente ri sempre? E celebrar uma conquista juntos? Uma promoção, a compra de um apartamento, uma viagem incrível, um pão francês quentinho com manteiga derretendo e aquele cheiro de café coado inundando a casa num sábado de manhã? Inegavelmente é delicioso, é um lugar bom de estar. Compartilhar o crescimento dos filhos…tanta coisa

Sou casada há 12 anos, não estou negando que ser casado e manter um relacionamento seja muito desafiador. Meu ponto aqui, e meu ponto sempre, é que as pessoas, principalmente as casadas (porque solteiros nem sabem sobre o que estão opinando) parem de rotular o casamento como um lugar de privações, de falta de liberdade, de marasmo. Porque definitivamente ele não foi desenhado para isso.

Aos domingos eu e meu marido, juntamente com outros casais, damos aulas para casais jovens, que ainda têm pouco tempo de casados. E a cada semana de aula vejo quanto ainda há a aprender, a ajustar e quantas possibilidades de tornar esse lugar ainda melhor. Acho que esse é um bom ponto a refletir, sempre haverá onde melhorar, em todos os aspectos da vida é assim, por que no casamento seria diferente? Começando em nós, porque a tendência é sempre achar que o outro é o único causador de todos os problemas. Todo mundo vacila, todo mundo tem suas chatices, seus dias ruins, fraquezas, mas vale à pena investir na construção de algo que quando a gente tiver 70 anos, vai olhar para trás e constatar que foi o melhor investimento feito.

A vida é muito puxada para não ser dividida, e mais que isso, ela é incrível para ser vivida sozinha e não ter com quem compartilhar. Verdadeiramente me dedico ao meu casamento, intencionalmente, a buscar formas de cada dia ter menos arestas.Sou uma defensora do casamento, além dos meus valores, acredito nesse modelo de vida, nesse dividir, nessa unidade na diversidade (para usar um dos termos bem utilizados nas nossas aulas). Essa é a beleza: unidade na diversidade. Acreditem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s