Investimento certo no futuro

WhatsApp Image 2020-07-22 at 21.00.33Criar filhos não é exatamente um lugar de grandes certezas, a gente sempre traça um plano e ao tentar executá-lo, aparecem variáveis que não pensamos, que nem tinham como existir. Porque de uma semana para outra aquela criança pode começar a apresentar um comportamento completamente diferente. Quando menores então, isso é gritante. Você dorme com um bebê que não senta e acorda com o bebê sentado.

Mas uma certeza posso garantir que existe, garanto me baseando na verdade bíblica, mas caso você não creia nela, pode se basear na lógica mesmo (nesse caso dá certo). A garantia de que se nossos filhos não forem disciplinados enquanto crianças eles vão sofrer, mais do que com a disciplina em si. E nós pais, sofreremos também. Eu já falei algumas vezes, que eu tenho muita dificuldade em entender a ausência de disciplina. Eu me esforço de verdade, porque cada família tem o seu contexto, cada criança precisa de uma dinâmica diferente, elas têm personalidades muito diferentes. A gente que tem mais de um filho percebe isso facilmente, como com uma mesma carga genética podem ter duas pessoas completamente diferentes (essa parte fica mias difícil entender só com a lógica).

E nesse caso de ausência de disciplina, recuperar o tempo perdido pode ser uma tarefa ainda mais dolorosa. Se a criança passou a vida toda comendo vendo TV desde a introdução alimentar, vai ficar difícil aos 8 você mostrar para ela que isso não é bom. Se desde os deveres mais simples e rápidos da escolinha, você como responsável nunca sinalizou que isso é prioridade, aos 15 vai ser difícil ela aceitar que primeiro os estudos. Se toda vez que você vai a uma loja de brinquedos, você precisa comprar um presente para seu filho também, a mensagem é que ele pode ter tudo sempre. Se ela só fica calada com o celular na mão, ela nunca vai conseguir ficar tranquila sem alguma recompensa, não vai saber lidar com o tédio e zero habilidade em esperar sem ansiedade (acho que essa é uma das maiores dificuldades da nossa geração). Se ela não cumpriu o combinado, ela PRECISA ser punida. E punição aqui é o que vai causar um impacto nela, ela precisa perder algo. Esses dias minha caçula, protestando por ter sido contrariada, pegou a tiara dela e arremessou na parede. Chamei, dei uma bronca daquelas que ela começou a chorar e disse que ela ficaria a manhã inteira sem a tiara. Só poderia colocar depois do almoço, esse foi o castigo, a punição. Parece uma bobeira, mas sei o quanto a tiara importa para ela, ela veio ao longo da manhã umas 3 vezes me pedir para usar e nas 3 vezes disse que não e relembrei porque ela estava sem. A gente pode ser criativo nos castigos também. Rs!

O ponto é, como uma mãe de dois filhos, te peço humildemente, não permita que seu filho de 6 meses, de 2 anos, de 5 anos, de 8, de qualquer idade, te governe. Disicplinar é muito chato, dá muito trabalho, é cansativo, muitas vezes nos machuca realmente. Mas é um instrumento eficaz para mostrarmos aos nossos filhos que o mundo tem limites e que tudo nessa vida, em qualquer esfera, tem consequência. Talvez seja o único instrumento que temos para ensinar isso. Disciplinar não é falta de amor, não é falta de compreensão, não é tiranismo, não é autoritarismo, não é violência…não é nada disso e nunca será. Os pais ultimamente estão compreensivos demais, demais, a ponto de você não aguentar ficar 20 minutos com uma criança de 6 anos porque ela se tornou um ser humano insuportável, fruto desses pais que só compreendem e não disciplinam.

Para essa receita (que praticamente não tem padrão) dar certo, alguns ingredientes são obrigatórios: amor e disciplina estão nesta lista. E entenda que eles caminham lado a lado e não em sentidos opostos. Disciplinar nossos filhos é um investimento que fazemos na vidinha deles, na nossa e certamente na sociedade que no futuro receberá adultos bacanas ou mimados intragáveis, está na nossas mãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s